Como escolher uma prótese de silicone ideal?

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no tamanhodas próteses silicone utilizadas. Anos atrás, a média de volume utilizado era cerca de 200 ml, ao passo que atualmente esse volume está em cerca de 270 ml. Diversos fatores influenciam o volume da prótese de silicone a ser utilizado, mas o principal destes fatores é o desejo da paciente. Infelizmente, nem sempre podemos atingir o volume ideal solicitado pela paciente seja por questões estéticas seja por limitação de pele. Entenda mais sobre essa cirurgia plástica:

Em termos estéticos podemos dizer que próteses muito grandes não se adequam as mulheres baixinhas, pois poderá dar uma impressão de estarem “gordinhas”.  Já as mulheres mais altas  podem utilizar próteses de volumes maiores em conformidade com seu biótipo desde que tenham pele suficiente. Na verdade, na hora de decidirmos o tamanho da prótese para uma paciente levamos em conta além do desejo desta, as medidas de tórax, altura, tamanho e forma de sua mama.

 

Se tentarmos utilizar uma prótese muito grande em uma paciente que não tenha pele suficiente isso poderá levar à estrias na mama e a dores, além de poder ocasionar dobras na prótese por não haver espaço suficiente para a mesma se adequar. Dores nas costas ocasionados pelo uso de próteses ocorrem quando essas são excessivamente grandes para a paciente.

Felizmente, hoje no mercado já existem diversos modelos de próteses de silicone e com diversas projeções (alturas diferentes) para um mesmo volume, que podemos dizer, proporcionam ao cirurgião poder alcançar um resultado de uma prótese grande (350 ml) utilizando uma prótese de médio volume (270 ml). Para um mesmo volume de prótese podemos ter uma infinidade de modelos e projeções, tais como: os modelos redondos (o mesmo que esféricos), cônicos, anatômico (ou em gota) e as projeções: baixa, média, alta e extra alta. O modelo do implante define basicamente o formato final da mama ao passo que a projeção ( mesmo que perfil  do  implante) nada mais  é que  a altura do mesmo,  o  quanto  este se afasta do  tórax.

Mesmo volume com diferentes formatos ou perfis.1- Redona perfil baixo;2-redonda perfil médio;3- redonda perfil alto;4- redonda perfil extra alto;5- prótese em gota; 6- prótese anatõmica

Mesmo volume com diferentes formatos ou perfis.
1- Redona perfil baixo;2-redonda perfil médio;3- redonda perfil alto;4- redonda perfil extra alto;5- prótese em gota; 6- prótese anatômica

Mulheres que desejam  mamas mais  juntinhas devem  utilizar implantes de base  maior, já aquelas que  desejam  mamas mais projetadas se beneficiam  dos implantes de perfil alto  ou  extra alto  e dos  implantes cônicos.

mamoplastia-de-aumento-3

Resultado final da mama para para cada tipo de formato de implante utilizado.

O importante  na hora de tomar sua decisão é checar se seu médico  realmente  é um  Cirurgião Plástico  Especialista.  Isso pode ser verificado na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Por Dr. Moises De Melo.