Tire suas dúvidas antes da cirurgia de lipoaspiração
Cirurgia de lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos dois procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. A melhor indicação para essa cirurgia plástica é o tratamento da gordura localizada que não é possível eliminar através de dieta e exercícios físicos. Na maioria dos casos a lipoaspiração é a única forma de se eliminar a gordura localizada, como na região inferior do abdome e nos culotes, áreas que não respondem tão bem a dieta e aos exercícios.

lipoaspiração mulher medindo a barrigaA lipoaspiração é uma cirurgia e como qualquer cirurgia existe riscos.  Não existe isso de uma “lipinho”, pequena, feita no consultório. Portanto deve ser realizada por um Cirurgião Plástico (clique aqui e veja se seu médico é um cirurgião plástico). Ele vai te examinar e solicitar os exames necessários. O procedimento, em alguns casos pode ser feito em uma Clínica, desde que essa tenha condições e equipamentos necessários para tratar uma possível complicação. Teoricamente o máximo de gordura aspirada em uma cirurgia é de 7% do peso corporal da paciente, ou seja, em uma pessoa de 60 quilos o máximo seria 4,2 quilos.Entretanto, raramente nos aproximamos desse limite por questões de segurança.

Pós-operatório da lipoaspiração

O pós-operatório de uma lipoaspiração não é muito doloroso. A dor é controlada facilmente com o uso de analgésicos comuns. Raramente são necessárias medicações mais fortes.

Quando aproveitamos parte dessa gordura aspirada e injetamos em outra parte do corpo, por exemplo, no bumbum, o procedimento passa a ter o nome de lipoescultura. Isso é muito comum hoje em dia. Apresenta  resultados bons  e duradouros, sendo que cerca de 60-70% do volume injetado no bumbum permanece por toda a vida.

lipoaspiração - mulher medindo gordurinhas na barrigaO retorno ao trabalho se dá em torno de cinco dias para lipoaspirações menores. Atividades físicas como caminhadas e academia, são liberadas em duas semanas. É imprescindível a drenagem linfática e o uso de cintas compressivas no pós-operatório, pois além de reduzirem o edema e acelerarem o retorno as atividades habituais, contribuem também para evitar a formação de nódulos.

 

 

 

Assista o vídeo explicativo sobre lipoaspiração e fique por dentro

 

Texto Dr. Moises De Melo