O QUE É REDUÇÃO DE MAMA PARA OS HOMENS?
Também conhecida como ginecomastia, a redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes.
MELHORE A APARÊNCIA COM A CIRURGIA DE GINECOMASTIA
A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.
A GINECOMASTIA É CARACTERIZADA POR
• Excesso de gordura localizada,
• Excesso de desenvolvimento do tecido glandular,
• Uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular.
A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente.
ESTE PROCEDIMENTO SERÁ UMA BOA OPÇÃO PARA VOCÊ SE
• Você estiver fisicamente saudável e com peso relativamente normal,
• Você tem expectativas realistas,
• O desenvolvimento da mama se estabilizou,
• Você se sente incomodado com a sensação de que suas mamas são muito grandes.
Os adolescentes podem se beneficiar da cirurgia, embora procedimentos secundários possam ser necessários, futuramente, devido à continuidade do desenvolvimento da mama.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
O que acontece durante cirurgia de correção de ginecomastia?
A cirurgia plástica para corrigir a ginecomastia é tecnicamente chamada de mamoplastia redutora, reduz o tamanho da mama e melhora o contorno do tórax.
Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada (pele escura ao redor do mamilo). Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.
ANESTESIA
Medicamentos são administrados para seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
LIPOASPIRAÇÃO
Nos casos em que a ginecomastia é, principalmente, o resultado de excesso de tecido adiposo, somente técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas. Tal situação requer a inserção de uma cânula, um tubo oco fino, através de uma pequena incisão. A cânula é movida para trás e para frente num movimento controlado para soltar o excesso de gordura, a qual é, então, removida do corpo por meio de sucção a vácuo.
Há várias técnicas de lipoaspiração que podem ser utilizadas, a mais adequada para o seu caso será definida por seu cirurgião.
EXCISÃO
Técnicas de excisão são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Padrões de incisão variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente e da preferência do cirurgião. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.
HAVERÁ CICATRIZES?
Qualquer tratamento cirúrgico para ginecomastia exige incisões. Enquanto a maioria das linhas de incisão é escondida dentro de contornos naturais, algumas podem ser visíveis.
Fonte: SBCP; Adaptação: Dr. Moises De Melo