Mastopexia

Mastopexia – Remodelar a mama e reposicionar a aréola“Após a gravidez e amamentação meus seios caíram.”

“Fiz uma dieta e perdi peso, mas meus seios perderam a firmeza.”

“Tenho a aparência de uma mulher muito mais jovem, mas o formato dos meus seios não.“

“Com o passar dos anos meus mamilos mudaram de posição, ficando cada vez mais baixos.’’

 

 

Mastopexia – O que você precisa saber

mastopexia mulher levanta a mama

A cirurgia plástica de mastopexia ou lifting de mama pode ser a solução para estes casos.  Realizada para reposicionar a aréola em uma posição mais alta e remodelar o tecido mamário conferindo um formato mais agradável aos seios através da retirada do excesso de pele.  Também pode ser utilizada nessa cirurgia uma prótese de silicone , a fim de dar um maior volume e preencher a parte superior da mama (colo).

A cirurgia de mastopexia ou lifting mamário é a mesma coisa!!

Mastopexia cirurgia plástica pararemodelar a mama e reposicionar a aréola

O que é a mastopexia?

Mastopexia é o procedimento para elevar as mamas e reposicionar as aréolas, que devido ao envelhecimento ou tendência genética, podem cair. Tabagismo, sedentarismo ou mudanças constantes de peso podem facilitar essa queda dos seios.

Com o envelhecimento, o colágeno que sustenta a pele é enfraquecido levando a uma flacidez da pele e junto com a gravidade, faz com que as mamas percam o contorno redondinho da parte superior – o colo marcado. A hereditariedade é um fator muito importante nesses casos, tanto que, existem mulheres mais velhas que não sofrem com esse problema! Já outras pacientes, apresentam a mama ptosada (caída) desde a adolescência (tendência genética). Em todos esses casos, para corrigir, realizamos a mastopexia.

Assista o vídeo sobre mastopexia por dr Moises de Melo

Mastopexia e amamentação

Mastopexia e amamentação

A amamentação, ao contrário, do que muitos pensam, não faz os seios caírem! Diversas mulheres tem  pele totalmente retraída após o fim  da amamentação, não necessitando de uma mastopexia.

As mulheres que têm  indicação  de mastopexia dividem-se em  TRÊS grupos:

1.      Aquelas que tem os seios naturalmente caídos, por tendência genética;

2.       Aquelas que ficaram com os seios caídos após a amamentação ;

3.      Aquelas que com o envelhecimento normal ou perda de peso ficaram com os seios ptosados (caídos).

Nesses três grupos, o  fator em comum é a aréola abaixo do ponto médio do braço e/ou abaixo do sulco mamário, com seio pequeno ou não, mas sempre caído!

É muito comum no meu consultório as pacientes chegarem afirmando que seu seio está caído porque está conseguindo prender um lápis.

Segurar o lápis com o seio  não é um parâmetro correto para definir  se um seio precisa ou  não  de  uma mastopexia, ou seja, se ele está caído.

Muitas mulheres apresentam normalmente um polo inferior mais baixo, tocando a parede torácica  e isso  é uma pseudo-ptose ( pseudo = semelhante), ou seja uma falsa queda dos seios. Isso é uma variação anatômica dos seios e não existe cirurgia plástica para mudar isso. Mesmo que se coloque uma prótese e retire pele, com o  tempo o  seio vai voltar a ter essa variação.

Mulheres que tem indicação de mastopexia

Observe abaixo, que embora seja  possível prender o lápis com esse seio,  ele está muito harmonioso e seria um absurdo retirar pele  só para subir uns centímetros em troca de uma cicatriz que será para a vida inteira!

Prótese cônica 355ml, perfil alto. Paciente apresenta pseudo ptose. Antes da cirurgia optei por não retirar pele. A paciente ficou satisfeita com o resultado.

Levamos em conta  se a paciente tem uma mama vazia, somente com pele e quer aumentar a mama ou se tem uma mama com volume grande ( desejando diminuir) ou com um volume adequado, desejando um pequeno aumento ou manter o tamanho da mama.

No primeiro caso, se a paciente tem uma mama com muita pele e pouco conteúdo, é imperioso que a mastopexia seja feita com uma prótese de silicone. Seja ela cônica ou redonda ou até mesmo em gota. O tamanho vai  depender muito da consulta médica, do desejo da paciente e do corpo da mesma. Leia mais sobre como escolher as próteses de silicone

Modelos de protese para mastopexia Próteses de silicone revestida de poliuretano cônica, redonda e em gota

Próteses de silicone revestida de poliuretano: cônica, redonda e em gota.

Mastopexia e prótese de siliconeNo segundo caso, pacientes com mamas grandes que desejam diminuir, ou de tamanho adequado que desejam manter o tamanho, podemos ou não utilizar a prótese de silicone . Nos casos que optamos por utilizar o implante de silicone, antes fazemos uma redução da mama e colocamos uma prótese pequena, geralmente com  150ml a 250ml,  para manter um colo mais marcado.

Minha opinião é que as próteses cônicas são melhores para a mastopexia, por conseguirem levantar mais facilmente os seios, com cicatrizes menores. Porém, em diversos casos, acabo por fazer a cirurgia com próteses redondas, por desejo da paciente!

Nos casos que não utilizamos próteses para a mastopexia, fazemos um remodelamento do tecido mamário, através da técnica de pedículo,  criada pelo Prof. Lyacir Ribeiro.

VÍDEO SOBRE ANESTESIOLOGIA – Parte 2 de Mastopexia