O que é a mastopexia?
Mastopexia é o procedimento para elevar as mamas e reposicionar as aréolas, que devido ao envelhecimento ou tendência genética, podem cair. Tabagismo, sedentarismo ou mudanças constantes de peso podem facilitar essa queda dos seios.
Com o envelhecimento, o colágeno que sustenta a pele é enfraquecido levando a uma flacidez da pele e junto com a gravidade, faz com que as mamas percam o contorno redondinho da parte superior – o colo marcado. A hereditariedade é um fator muito importante nesses casos, tanto que, existem mulheres mais velhas que não sofrem com esse problema! Já outras pacientes, apresentam a mama ptosada (caída) desde a adolescência (tendência genética). Em todos esses casos, para corrigir, realizamos a mastopexia.
Seios sem firmeza e mamilos deslocados
“Após a gravidez e amamentação meus seios caíram.”
“Fiz uma dieta e perdi peso, mas meus seios perderam a firmeza.”
“Tenho a aparência de uma mulher muito mais jovem, mas o formato dos meus seios não.“
“Com o passar dos anos meus mamilos mudaram de posição, ficando cada vez mais baixos.’’
O que você precisa saber sobre Mastopexia
A cirurgia plástica de mastopexia ou lifting de mama pode ser a solução para estes casos. Realizada para reposicionar a aréola em uma posição mais alta e remodelar o tecido mamário conferindo um formato mais agradável aos seios através da retirada do excesso de pele. Também pode ser utilizada nessa cirurgia uma prótese de silicone , a fim de dar um maior volume e preencher a parte superior da mama (colo).
A cirurgia de mastopexia ou lifting mamário é a mesma coisa!!
Assista o vídeo sobre mastopexia por dr. Moises de Melo
Mastopexia e amamentação
As mulheres que têm indicação de mastopexia dividem-se em TRÊS grupos:
1. Aquelas que tem os seios naturalmente caídos, por tendência genética;
2. Aquelas que ficaram com os seios caídos após a amamentação ;
3. Aquelas que com o envelhecimento normal ou perda de peso ficaram com os seios ptosados (caídos).
Nesses três grupos, o fator em comum é a aréola abaixo do ponto médio do braço e/ou abaixo do sulco mamário, com seio pequeno ou não, mas sempre caído!
É muito comum no meu consultório as pacientes chegarem afirmando que seu seio está caído porque está conseguindo prender um lápis.
Segurar o lápis com o seio não é um parâmetro correto para definir se um seio precisa ou não de uma mastopexia, ou seja, se ele está caído.
Muitas mulheres apresentam normalmente um polo inferior mais baixo, tocando a parede torácica e isso é uma pseudo-ptose ( pseudo = semelhante), ou seja uma falsa queda dos seios. Isso é uma variação anatômica dos seios e não existe cirurgia plástica para mudar isso. Mesmo que se coloque uma prótese e retire pele, com o tempo o seio vai voltar a ter essa variação.
Observe abaixo, que embora seja possível prender o lápis com esse seio, ele está muito harmonioso e seria um absurdo retirar pele só para subir uns centímetros em troca de uma cicatriz que será para a vida inteira!
Prótese cônica 355ml, perfil alto. Paciente apresenta pseudo ptose. Antes da cirurgia optei por não retirar pele. A paciente ficou satisfeita com o resultado.
Levamos em conta se a paciente tem uma mama vazia, somente com pele e quer aumentar a mama ou se tem uma mama com volume grande ( desejando diminuir) ou com um volume adequado, desejando um pequeno aumento ou manter o tamanho da mama.
No primeiro caso, se a paciente tem uma mama com muita pele e pouco conteúdo, é imperioso que a mastopexia seja feita com uma prótese de silicone. Seja ela cônica ou redonda ou até mesmo em gota. O tamanho vai depender muito da consulta médica, do desejo da paciente e do corpo da mesma. Leia mais sobre como escolher as próteses de silicone.
No segundo caso, pacientes com mamas grandes que desejam diminuir, ou de tamanho adequado que desejam manter o tamanho, podemos ou não utilizar a prótese de silicone . Nos casos que optamos por utilizar o implante de silicone, antes fazemos uma redução da mama e colocamos uma prótese pequena, geralmente com 150ml a 250ml, para manter um colo mais marcado.
Minha opinião é que as próteses cônicas são melhores para a mastopexia, por conseguirem levantar mais facilmente os seios, com cicatrizes menores. Porém, em diversos casos, acabo por fazer a cirurgia com próteses redondas, por desejo da paciente!
Nos casos que não utilizamos próteses para a mastopexia, fazemos um remodelamento do tecido mamário, através da técnica de pedículo, criada pelo Prof. Lyacir Ribeiro.