Mastopexia, você já ouviu falar?

A mastopexia é uma cirurgia para levantar e devolver um formato belo aos seios, deixando os mais firmes e joviais
. Saiba agora todos os detalhes deste procedimento cirúrgico e entenda como ele pode te ajudar a alcançar a aparência dos seus sonhos!

O que é Mastopexia?

A mastopexia é uma plástica feita para elevar e remodelar os seios caídos.
O procedimento envolve a remoção do excesso de pele, reposicionamento do tecido mamário e, em muitos casos, a relocalização do mamilo e da aréola para uma posição mais elevada e esteticamente atraente.

Para quem é indicada a mastopexia?

Se você está insatisfeita com os seios, devido a flacidez ou o formato, a mastopexia é a cirurgia plástica indicada para você e sua insatisfação pode ter decorrido de processos como a gravidez, amamentação, envelhecimento, variações de peso ou mesmo devido a genética. As candidatas ideais para esta cirurgia devem estar em boa saúde, ter expectativas realistas sobre os resultados e compreender os riscos e benefícios do procedimento.

Quem pode realizar a mastopexia?

Qualquer mulher com mais de 16 anos, ou que já tenha pelo menos dois anos desde a primeira menstruação (pois é quando os seios estão plenamente desenvolvidos) podem realizar uma mastopexia
. Em casos de amamentação, eu recomendo esperar de quatro a seis meses após o fim do aleitamento materno. Em algumas situações, medicamentos podem ser prescritos para acelerar esse período de espera.

Razões para considerar a cirurgia de mastopexia

“Estou com minha autoestima baixa porque meu seios estão flácidos.”
“Fiquei insatisfeita com o formato dos meus seios após amamentar.”
“ Emagreci e os meus seios ficaram flácidos.”
“Quero melhorar o formato dos meus seios e minha autoestima.”

Cirurgia de mastopexia remodelando o seio e reposicionar a aréola
“Meus seios se espalham para os lados quando deito.”
“Não tenho um colo marcado.”
“Fico incomodada na praia porque meus seios são flácidos.

As razões pelas quais as mulheres procuram uma mastopexia são as mais diversas. . Ela pode ajudar a melhorar a aparência dos seios, aumentar a autoconfiança e promover uma imagem pessoal mais positiva.

Benefícios da mastopexia

A mastopexia proporciona uma variedade de vantagens estéticas e funcionais, tais como:

Revitalização e aprimoramento da estética, resultando em uma aparência mais jovem e firme dos seios.
Elevar a autoestima e a confiança, possibilitando que as mulheres se sintam mais confortáveis com sua aparência.
Readequação do posicionamento do mamilo e da aréola para uma posição mais natural.
Redução do tamanho da aréola, quando necessário.
Correção da assimetria dos seios.
Melhora do contorno corporal e da proporção.
Ampla gama de escolhas de vestuário, abrangendo sutiãs, blusas e vestidos.
Potencial para complementação com outros procedimentos, como a inclusão de implantes mamários ou lipoaspiração.
Alívio do desconforto associado a seios excessivamente volumosos e com flacidez.
Melhora da postura, já que seios pesados podem resultar em má postura.

Mastopexia e Cicatrizes

A mastopexia é uma cirurgia que deixa cicatrizes, embora muitas vezes, imperceptíveis. A extensão e a localização das cicatrizes podem variar de acordo com a técnica utilizada.

Periareolar

Um corte redondo ao redor da aréola, de onde retiramos o excesso de pele.

vertical – fazemos um corte vertical abaixo da incisão periareolar. Essa técnica é conhecida como “pirulito”,

“T” invertido

Além dos cortes redondos e verticais, temos um corte reto na parte inferior da mama, fazendo um formato de T invertido ou âncora. O tamanho do corte inferior é variável e depende de quanto o seio é caído e também, da experiência do cirurgião com

Em “L”

Além dos cortes redondos e verticais, existe um corte horizontal, para a lateral da mama, entre 2 a 8 cm. A parte central da mama fica livre, sem cortes, deixando o decote livre de cicatrizes.

A que eu escolho com mais frequência é sempre a em Pirulito ou L, a depender de quanto preciso elevar os seios e quanto de pele preciso retirar.

Mastopexia e prótese de silicone

É muito comum no meu consultório as pacientes chegarem afirmando que seu seio está caído porque está conseguindo prender um lápis.

Segurar o lápis com o seio  não é um parâmetro correto para definir  se um seio precisa ou  não  de  uma mastopexia, ou seja, se ele está caído.

Muitas mulheres apresentam normalmente um polo inferior mais baixo, tocando a parede torácica  e isso  é uma pseudo-ptose ( pseudo = semelhante), ou seja uma falsa queda dos seios. Isso é uma variação anatômica dos seios e não existe cirurgia plástica para mudar isso. Mesmo que se coloque uma prótese e retire pele, com o  tempo o  seio vai voltar a ter essa variação.

Observe abaixo, que embora seja  possível prender o lápis com esse seio,  ele está muito harmonioso e seria um absurdo retirar pele  só para subir uns centímetros em troca de uma cicatriz que será para a vida inteira!

Seios caídos segurando caneta

Prótese cônica 355ml, perfil alto. Paciente apresenta pseudo ptose. Antes da cirurgia optei por não retirar pele. A paciente ficou satisfeita com o resultado.

Levamos em conta  se a paciente tem uma mama vazia, somente com pele e quer aumentar a mama ou se tem uma mama com volume grande ( desejando diminuir) ou com um volume adequado, desejando um pequeno aumento ou manter o tamanho da mama.

No primeiro caso, se a paciente tem uma mama com muita pele e pouco conteúdo, é imperioso que a mastopexia seja feita com uma prótese de silicone. Seja ela cônica ou redonda ou até mesmo em gota. O tamanho vai  depender muito da consulta médica, do desejo da paciente e do corpo da mesma. Leia mais sobre como escolher as próteses de silicone.

Próteses de silicone revestida de poliuretano: cônica, redonda e em gota.

Valores da protese de silicone variam entre modelos

No segundo caso, pacientes com mamas grandes que desejam diminuir, ou de tamanho adequado que desejam manter o tamanho, podemos ou não utilizar a prótese de silicone . Nos casos que optamos por utilizar o implante de silicone, antes fazemos uma redução da mama e colocamos uma prótese pequena, geralmente com  150ml a 250ml,  para manter um colo mais marcado.

Minha opinião é que as próteses cônicas são melhores para a mastopexia, por conseguirem levantar mais facilmente os seios, com cicatrizes menores. Porém, em diversos casos, acabo por fazer a cirurgia com próteses redondas, por desejo da paciente!

Pré-Operatório: tudo que precisa fazer antes da cirurgia

Antes de realizar sua cirurgia irei solicitar alguns exames, todos para avaliar sua condição física e seu estado geral de saúde, trabalhando dentro do conceito de cirurgia plástica funcional. Dentre os exames que peço estão: hemograma completo, urina, eletrocardiograma, raio x de tórax, ultrassonografia mamária e/ou mamografia digital. Além disso, serão realizadas dosagens hormonais e outros exames visando a uma abordagem cirúrgica mais abrangente.

Durante o pré-operatório, a paciente deve:

Recomendo sempre parar de fumar pelo menos 14 dias antes da cirurgia.
Não usar o uso de aspirina, ibuprofeno e outros anti-inflamatórios nos 15 dias que antecedem a cirurgia.
Você receberá também nossas orientações quanto à dieta e aos exercícios antes e após a cirurgia.

Consultas e Preparativos

O ideal é agendar sua consulta 90 dias antes da cirurgia, assim voce terá tempo para a realização de exames e a escolha da data da cirurgia. Você terá no mínimo três consultas presenciais com nossa equipe, além de uma consulta por vídeo ou telefone com nossas fisioterapeutas.

Dia Anterior à Cirurgia

No dia anterior à cirurgia, um anestesista da nossa equipe entrará em contato para orientar sobre o jejum (aproximadamente 6 horas para sólidos e 2 horas para líquidos) e o horário de chegada ao hospital, geralmente duas horas antes do procedimento.
No dia da cirurgia leve seus exames e materiais de higiene pessoal, além de uma blusa ou vestido fácil de vestir, com botões de mangas curtas.

Dr. Moises De Melo Cirurgião plástico na Barra da Tijuca rio de janeiro RJ Purnajam. Imagem de perfil do médico especialista em cirurgia plástica

Dr. Moises De Melo

  • Cirurgião Plástico – Residência Médica em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia – UFBA
  • Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP

Artigos relacionados

Homem com dor no peito ginecomastia
Cirurgia plástica estética

O que causa seio em homens?

O crescimento anormal das mamas em homens é uma condição que pode afetar muitos homens. Pode causar baixa autoestima e incômodo, mas