Legumes e dieta

 

Uma dúvida freqüente entre pacientes que se submeterão a cirurgias estéticas, é saber se terão ou não que perder peso antes da cirurgia plástica.

 

Não existe nenhum protocolo firmado a respeito do peso ideal para se submeter a uma cirurgia plástica. O que é consenso entre todos os especialistas é que, quanto mais próximo do peso ideal  ,melhor será esse resultado e que pacientes com obesidade apresentam muitos riscos associados a cirurgia

Mulher na balança

 

A organização mundial de saúde recomenda a utilização do IMC como parâmetro para determinar se o peso está ou não adequado para a sua altura. Entendo que calcular IMC não resolve todos os problemas. Este é apenas um parâmetro e não leva em conta outros fatores como :sexo, idade, condicionamento físico e a estrutura corporal.

 

Mas como eu decido se vou operar ou não uma paciente de determinado peso?

Casal que perdeu peso

 

Meu primeiro passo é levar em conta a saúde geral da candidata a um procedimento estético e que a mesma não esteja enquadrada no critério geral de obesidade pela Organização mundial de saúde, levando-se em conta o  IMC, ou seja, que a paciente tenha um IMC inferior a 30.

 

Calça apertada na mulherr

Tenho uma pequena flexibilidade nesses números, pois como citei acima, outro fatores como idade, sexo, nível de atividade física, tipo de corpo e uma previsão de um resultado satisfatório influenciam muito a minha decisão. Por exemplo, já operei pacientes com IMC de 32 e deixei de operar pacientes com IMC de 28, pois julguei que o resultado não seria satisfatório.

 

Ao fim do texto vocês encontrarão uma tabela que eu utilizo como guia para decidir se vou ou não operar uma determinada paciente.

São apenas números que determinam para uma determinada altura, baseada no IMC ,se a pessoa esta ou não com obesidade . Acima desse peso a candidata estará com obesidade e a chance  de ser operada por mim diminui.

Aproveite e descubra também qual é o peso ideal para sua altura baseado na sua estrutura óssea.

O importante é ter uma vida saudável, com um peso o mais próximo possível do IMC=25 e  que não ultrapasse o IMC de 30, mas que  te deixe satisfeito(a) com seu corpo. Em diversos casos a cirurgia plástica pode te ajudar a eliminar a gordurinha localizada ou o excesso de peso das mamas ou de flacidez no abdome, fornecendo um ânimo para você se cuidar mais através de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, mantendo assim o resultado alcançado e, por conseguinte, tendo uma vida saudável!

 

Tabela com peso ideal para cirurgia plástica

Quer saber o peso ideal para sua altura?

1º Passo: identifique sua estrutura óssea:  segure seu punho com o dedo indicador e polegar da outra mão.

Os dedos se tocam?

Sim, e com sobra (dobras):sua estrutura óssea é pequena

Sim, sem dobras: sua estrutra óssea é média

Não se tocam: sua estrutura óssea é grande

2º Passo: Identifique na tabela abaixo o peso sugerido para sua altura:

Calcule o seu peso ideal

 

Tabela para calcular peso ideal masculino

 

Texto: Dr. Moises De Melo