Modelos de prótese de silicone

Escolher uma prótese de silicone não se resume em decidir apenas o volume a ser utilizado. Existe no mercado mais de dois mil implantes de mama de diferentes volumes e formatos.

Mas como eles são escolhidos para uma determinada paciente?

Levo em conta o desejo da paciente, se será posto atrás do músculo ou atrás da glândula mamária, o formato de sua mama e suas medidas. A partir daí considero inicialmente três variáveis da prótese de silicone: o modelo, o perfil e o volume do implante. Existe também a opção do revestimento ser texturizado ou de poliuretano, este último reduz muito a taxa de contratura capsular e a ocorrência de rippling (ondulações) na mama.

Quer entender como o modelo e o perfil de uma prótese de silicone podem influenciar no resultado de uma cirurgia?

Vídeo sobre os formatos e modelos de prótese de silicone

Consultório de Cirurgia Plástica Tijuca - Rio de Janeiro: durante a consulta, a paciente pode conhecer diversos modelos de próteses de silicone( Cônica, redonda, em gota; alta e extra-alta)

Consultório de Cirurgia Plástica Tijuca – Rio de Janeiro: durante a consulta, a paciente pode conhecer diversos modelos de próteses de silicone( Cônica, redonda, em gota; alta e extra-alta)

Modelos de prótese de silicone

São três diferentes: O cônico, o redondo e o natural (em gota). Existem marcas que ainda subdividem o modelo natural em mais dois ou três submodelos a depender do formato da base.  Escolher entre um modelo cônico, redondo ou em gota irá influenciar diretamente no formato final das mamas. Observe a ilustração abaixo e compare os diferentes contornos da mama e as definições do pólo superior :

Modelos de prótese de silicone: (1) cônica (2) redonda (3) em gota

Modelos de prótese de silicone: (1) cônica (2) redonda (3) em gota

O perfil da prótese de silicone, projeções e volumes

O perfil de um implante é a medida de sua altura, ou seja, sua projeção a partir da base da prótese. Essa medida é responsável na paciente pela projeção da mama para frente. A escolha entre os perfis é influenciada pela quantidade de flacidez da mama, dentre outros fatores. Algumas marcas disponibilizam quatro perfis diferentes: perfil baixo, perfil moderado, perfil alto e perfil extra alto para volumes semelhantes.

Próteses de silicone de diferentes projeções com volumes semelhantes. LO: perfil baixo; MD: perfil moderado; HI: perfil alto; XH: perfil extra alto

Próteses de silicone de diferentes projeções com volumes semelhantes. LO: perfil baixo; MD: perfil moderado; HI: perfil alto; XH: perfil extra alto

 As diferentes projeções na prótese de silicone, alta e extra-alta

Complicado? Nem tanto. Um cirurgião plástico bem formado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com sua experiência e conhecimento saberá indicar o melhor modelo de prótese adequado ao seu desejo e ao seu biótipo.

Veja abaixo mais algumas representações do uso dos modelos cônico, redondo e natural em diferentes posições.

Observe também o resultado  comparativo, entre as próteses cônicas e redondas, obtidos com o uso dessas próteses em pacientes magras, com pouco ou quase nenhum tecido mamário, utilizando a técnica subglandular e com a  cicatriz no sulco mamário.

Modelo de Prótese de silicone cônica

Modelo de Prótese de silicone cônica

Modelo de prótese de silicone gota natural

Modelo de prótese de silicone gota natural

Comparativo entre prótese de silicone cônica e prótese de silicone redonda

Comparativo entre prótese de silicone cônica e prótese de silicone redonda

Prótese de silicone redonda bola e cônica

Prótese de silicone redonda bola e cônica

Comparativo entre diferentes tipos de prótese de silicone redonda e cônica

Comparativo entre modelo de prótese de silicone redonda e cônica

Nota: Por determinações éticas e legais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Conselho Federal de Medicina, os médicos não podem divulgar imagens de pacientes com  resultados de antes e depois. As imagens divulgadas aqui são exclusivas para fins educativos e não criam nenhum tipo compromisso com resultados. Cada corpo é único em medidas e variações anatômicas. Os mesmos resultados podem ser obtidos por técnicas diferentes ou modelos de próteses diferentes por qualquer cirurgião plástico especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Texto: Dr. Moises De Melo

Clique aqui e saiba os preços médios da cirurgia de prótese de silicone

Explicações gerais sobre prótese de silicone

 

No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica você pode conferir se seu médico é um especialista em Cirurgia Plástica : www.cirurgiaplastica.org.br