Hoje foi dia de Hidrolipo, lipoescultura de glúteos e mastopexia com prótese.

A minha paciente foi uma mulher de 23 anos, estudante, sem filhos. No mês anterior , a cirurgia foi cancelada pois a paciente ficou gripada .

Equipe de cirurgia plástica Dr Moises De Melo. Realizaram as cirurgias: Hidrolipo, lipoescultura de glúteos e mastopexia com prótese.

Equipe de cirurgia plástica Dr Moises De Melo. Realizaram as cirurgias: Hidrolipo, lipoescultura de glúteos e mastopexia com prótese.

Com o desejo de melhorar o contorno corporal e aumentar o tamanho dos seios, solicitou uma hidrolipo em abdome, cintura e dorso, além do enxerto da gordura nos glúteos. Para os seios, desejava que ficassem bem marcados.

A cirurgia foi realizada sob anestesia geral, durando 6h, com todos os cuidados necessários , dentre eles o compressor nas pernas para reduzir o risco de trombose e o sistema de aquecimento a àr. O volume total aspirado foi de 4 litros. Desse total, enxertamos nos glúteos 600ml de gordura. A mastopexia foi realizada com a retirada de 60g de tecido de cada mama e implatada próteses de 300ml, redonda, revestida de poliuterano, extra-alta (essas conferem um colo mais marcado).

Falarei hoje sobre a hidrolipo e o enxerto de gordura nos glúteos!!!

As sete dúvidas mais comuns sobre hidrolipo / lipoaspiração

1- É seguro realizar hidrolipo em consultórios?

* Procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em centro cirúrgico! Cirurgias de hidrolipo realizadas somente com anestesia local , sem a presença de um médico anestesiologista são perigosas! Põe em risco à vida do paciente, além de estarem mais sujeitas a assimetrias e necessidades de retoques, pois a dor que surge durante o procedimento pode acabar interrompendo o mesmo.

2- Quantas regiões podem ser aspiradas em única cirurgia?

* Por segurança, em uma única cirurgia ,nunca ultrapassamos mais que 40% da superfície do corpo .Regiões mais comuns de serem tratadas e suas superfícies: abdome e flancos (9%), dorso (13%), braço (2%), coxa ( 4,5%), glúteo (2,5%), submento (papada) e monte de vênus (púbis).

Cirurgia plástica de lipoaspiração retirando gordura

3- Quanto emagrecemos após uma cirurgia de hidrolipo?

*Temos que ter em mente que a indicação do procedimento é para tratar gordura localizada e não para emagrecer. A perda de peso é muito pequena após a cirurgia, ao contrário da perda de medidas, que é bem grande!

4- Quanto de gordura pode ser retirada em uma cirurgia?

* Por questões de segurança ,raramente é aspirado, quando se injeta soro antes, mais que 7% de gordura de uma paciente em uma lipoaspiração. Uma paciente de 78kg, por exemplo, pode ter no máximo aspirado cerca de 5,5 litros. Acontece que, ao tirar a gordura a parte do líquido injetado vem junto com sangue e gordura, formando duas partes no mesmo frasco: a de cima – a gordura ( chamamos de sobrenadante) e a de baixo- os líquidos. Percebam que nesse meu caso aspirei 7 litros de volume total, mas só 5 litros eram de gordura!

Retirando gordura com lipoaspiração

5- Qual a diferença entre hidrolipo e lipoaspiração e lipoescultura?

* Não existe diferença entre hidrolipo e lipoaspiração. O nome correto do procedimento é HIDROLIPOASPIRAÇÃO. Classicamente, os cirurgiões plásticos chamam o procedimento de lipo, pois, no início, há cerca de 30 anos, a gordura era aspirada sem a injenção de soro (=hidro) prévia . Com a evolução da técnica, passou-se a injetar soro antes de retirar a gordura, para diminuir o sangramento e possibilitar uma maior retirada de gordura. A injenção de soro trouxe o nome HIDROLIPOASPIRAÇÃO. O errado é achar que hidrolipo é um procedimento menor, mais seguro, que pode ser feito em consultório, sem a presença de um médico anestesiologista. O termo lipoescultura é utilizado quando parte da gordura aspirada é recolocada no paciente (=enxertada) para modelar uma região, como os glúteos ,por exemplo.

6- A gordura enxertada pode “sumir ” com o passar do tempo?

* Sim, pode! Até 40% do volume enxertado pode ser reabsorvido.

7- Depois que a gordura é aspirada, a região pode voltar a crescer?

* Não, muito dificilmente vai acumular gordura naquela região. Entretanto, temos que considerar que outras regiões onde não foi feita a hidrolipo vão acumular toda essa gordura, crescendo desproporcionalmente.