As redes sociais e o aumento do número de cirurgias plásticas

Estima-se que atualmente mais de um bilhão de pessoas no mundo usem redes sociais como Facebook e Twitter, sendo que 600 milhões usam as redes diariamente, de acordo com NewMediaTrendWatch.com.

Em função da popularidade das mídias sociais especialistas afirmam que estas podem ser uma das responsáveis pelo aumento do número de pessoas que procuram a cirurgia plástica.

“As pessoas vêm até mim e dizem: ‘Eu me via no espelho, mas eu realmente não havia notado, até que eu me vi no Facebook ou no meu iPhone ou iPad ‘”, diz um cirurgião plástico de Nova York ao Mashable.com.”Quando você olha no espelho, você está vendo a imagem de si mesmo refletida nele. Mas quando você se vê em uma mídia social, você está olhando para si mesmo da mesma forma como o mundo o vê”, afirma ele.

 

[btnw class=”btnwpost”]

 

O fenômeno tem se tornado tão comum, que alguns médicos começaram a chamar os procedimentos influenciados pela mídia social de “facelifts Facebook”, mesmo que eles não incluam um procedimento tradicional de facelift.

Especialistas dizem que o recente aumento do número de cirurgias para aumento do queixo pode estar relacionados com as mídias sociais, porque essa é uma característica que muitos podem não perceber até que vejam frequentemente imagens de si mesmos online. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), houve um acréscimo de quase 10 por cento no número de cirurgias de queixo realizadas por cirurgiões membros entre 2010 e 2011.

Triana Lavey, uma produtora de notícias de 37 anos de idade, de Los Angeles, disse recentemente à ABC News que a mídia social está por trás de sua decisão de gastar o valor de $15.000 em procedimentos estéticos, incluindo um aumento do queixo, nariz e enxerto de gordura no rosto.

“Eu tive consciência sobre meu queixo em decorrência dessas fotos do Facebook”, disse Lavey, ao provedor Notice. “Eu acho que a mídia social realmente mudou muito sobre como olhamos para nós mesmos e julgamos nossa aparência. Dez anos atrás, eu não repararia que tinha um queixo fraco”.

Devido ao fato de a mídia social ser tão onipresente, muitos são incapazes de simplesmente evitar ver suas fotos que não fazem jus a realidade. Além disso, o uso desses sites é muitas vezes necessário para o trabalho dessas pessoas. “É o local onde a minha carreira é dirigida e para onde a indústria está indo, eu tenho que estar lá”, disse Lavey à ABC News.

Quando a cirurgia plástica é uma boa opção para pessoas que procuram melhorar a sua aparência nas mídias sociais, os especialistas alertam que é muito importante escolher um cirurgião plástico certificado, a fim de garantir a segurança.

FONTE: ASAPS

Gostou do artigo? Compartilhe # com quem pode se beneficiar dessas informações! Juntos, inspiramos mudanças positivas!

Dr. Moises De Melo cirurgião plástico
CRM: 52.80607-2

Residência Médica em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia – UFBA
Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP

Artigos relacionados

Para otimizarmos seu atendimento