Médico mostra a paciente próteses de silicone

Diariamente, eu e diversos outros colegas que mantém blogs e sites, recebemos centenas de e-mails e posts perguntando valores de cirurgia, dentre eles o preço da prótese de silicone.

Pergunta simples, direta e rápida para ser respondida.  A prótese pode variar de R$ 1.500,00 a 2.300,00, a depender da marca.

Porém, não é só isso que todos querem saber…

Vejamos…

O valor da cirurgia é composto pelo valor da prótese de silicone, pelos custos da internação hospitalar e pelo custo da equipe médica.

Conhecendo a prótese de silicone:

A prótese é um material – tem seu valor definido pelas empresas que a comercializam e varia conforme o modelo (cônica, redonda ou em gota) da prótese, mas não do volume (tamanho) – tanto faz se é uma prótese de 200ml ou 400ml, o preço é o mesmo. Outro fator a referente prótese é o seu revestimento: ela pode ter um revestimento texturizado (próteses meio esbranquiçadas, textura aspera) ou de poliuretano (prótese de cor amarelada claro, revistida com espuma de poliuretano). Alguns estudos médicos mostram que as próteses de poliuretano têm uma menor tendência a ter contratura capsular (que pode levar a  distorção do formato da mama e dor). Por exemplo, a prótese cônica só é comercializada por uma única empresa: a Silimed e é sempre de poliuretano. Observe abaixo a diferença de resultados obtidos com a utilização de próteses redondas e cônicas.

 

Comparativo entre diferentes tipos de prótese de silicone

prótese redonda bola cônica

 

 

comparativo março  cópia 2

 Nota: Por determinações éticas e legais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Conselho Federal de Medicina, os médicos não podem divulgar imagens de pacientes com  resultados de antes e depois. As imagens divulgadas aqui são exclusivas para fins educativos e não criam nenhum tipo compromisso com resultados. Cada corpo é único em medidas e variações anatômicas. Os mesmos resultados podem ser obtidos por técnicas diferentes ou modelos de próteses diferentes por qualquer cirurgião plástico especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Custos com o hospital:

O custo da internação em um hospital com CTI também é prefixado pelos hospitais, dependendo da localização deste, da sua estrutura, conforto, hotelaria, itens inclusos no pacote da cirurgia, dentre outros fatores. Por exemplo, na região daTijuca esse valor está em torno de R$ 2 a 3 mil, ao passo que na zona Sul do Rio varia entre 3 a 5 mil.

 

Temos o custo da prótese, o custo do hospital e só falta o valor do médico!

Textura da prótese de silicone

Mas, como pôr preço no que se tem de mais valioso na vida de um ser humano que é a sua própria saúde? Como se pode calcular o valor dela? Como fazer isso baseado em uma descrição do próprio paciente, de uma pergunta no e-mail ou nas redes sociais ou ainda, em uma foto que o mesmo deseja enviar?

Sim, há o custo da equipe médica! Um médico bem formado, capacitado, ético, credenciado e autorizado pelo CRM e Sociedades médicas para realizar esse tipo de cirurgia, nunca vai operar sozinho. Ele opera em equipe, com mais um cirurgião plástico auxiliando-o, um médico anestesista e uma instrumentadora cirúrgica e em um hospital com estrutura adequada.

Consultório  da Tijuca: durante a consulta é apresentado a paciente diversos modelos de próteses.

Consultório  da Tijuca: durante a consulta é apresentado a paciente diversos modelos de próteses.

Cada ser humano é único, com suas particularidades. Temos infinitos desejos de formas, aparências e infinitas variações do corpo de uma pessoa para outra e às vezes até na mesma pessoa – quantos dos que leem esse texto não têm um pé ou uma mama ou um lado do rosto maior ou diferente do outro lado? Como explicar os riscos e as limitações de uma cirurgia? Como passar confiança sem olhar nos olhos? Como saber a real condição de saúde física, mental, social e psicológica da pessoa? Como indicar o melhor procedimento? Como avaliar isso por telefone, e-mail, blog ou facebook ou em um telefonema? Isso tudo só é possível através de uma consulta médica.

Pesquisar no google e encontrar a  média real de preços de prótese de silicone é muito simples. Pode encontrar-se em diversos portais de renome (Terra, Uol, Corpo a Corpo, Revista Shape, Beleza Blog, dentre outros) esses valores, entretanto saber o custo de uma equipe médica questionando-se um Profissional sem comparecer a consulta é impossível sem um atendimento médico.

Abaixo temos algumas imagens retiradas de sites que demonstram o preço médio de todos os custos (equipe, prótese e hospital) dessa cirurgia:

 

Preço de prótese de silicone

Imagem do site da Revista Corpo a Corpo – Uol

 

Veículo externo indicando preço de prótese de silicone

Site Belezablog

 

Orientação sobre riscos de preços baixos em prótese de silicone

 Site Midiamax

Texto Dr. Moises De Melo

Vídeo sobre prótese de silicone