Olhar com aspecto edemaciado ao acordar e no no decorrer do dia… face com aspecto cansada  e envelhecida…dificuldade para usar a maquiagem nos olhos. Atenção: você pode ter indicação para uma  blefaroplastia!!!!

adam_blefaro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam essa cirurgia plástica não é indicada apenas para o rejuvenescimento da região orbitária dos idosos, e sim todas as faixas etárias, desde os jovens a pessoas de mais idade.

blefaroMelhorar a expressão  facial através de um rejuvescimento das pálpebras, devolvendo a jovialidade ao rosto- esse é o objetivo da blefaroplastia.

A perda da qualidade do colágeno e a flacidez muscular levam a um excesso de pele e um abaulamento das bolsas de gordura das pálpebras.  Essas alterações podem ser de ordem genética ou ocasionadas pelo edema repetido, gerado por outras patologias (rinite alérgica, por exemplo). O uso de cigarros e a exposição excessiva ao sol também podem ser considerados causas desse problema.

Os pacientes que se submeterem a esse tipo de cirurgia devem realizar  os exames pré operatórios e o risco  cirúrgico, como  em  toda cirurgia plástica. Uma consulta recente com um médico oftalmologista também é necessária.

Realizo a cirurgia em hospitais, em regime ambulatorial, onde o paciente receberá alta ao final do dia. Quanto à anestesia, utilizamos uma anestesia local associada a uma sedação leve.  Existe a necessidade de um médico anestesiologista para a realização deste procedimento com uma maior segurança.

 

 

 

bolsa intra op

A cirurgia pode ser indicada tanto para pálpebra superior quanto inferior, ou em ambas. No caso da pálpebra superior, retiramos o excesso de pele e gordura através de uma incisão na pele de forma que a cicatriz final fique escondida na prega natural dessa região. Na pálpebra inferior a cicatriz fica escondida  sob os cílios. Em alguns casos, quando indicados, realiza-se a técnica conhecida como transconjutival, que não apresenta cicatriz na pálpebra inferior.

É normal um edema moderado, manchas roxas e ardor após essa cirurgia. De três a trinta dias essas alterações costumam estar sanadas.

 

Excesso de pele e bolsas de gordura retiras das pálpebras superiores;.

Excesso de pele e bolsas de gordura retiradas das pálpebras superiores;
.

Os pontos são retirados entre o 3º e o 5º dia. As cicatrizes costumam ficar inaparentes entre seis meses a um ano, desde que  a paciente siga todas as recomendações passadas no pós operatório,  que também incluem:

1)      No mesmo dia da cirurgia você deve manter certo repouso, evitar esforços. Não é feito nenhum tipo de curativo para este tipo de cirurgia. Os olhos devem ser cobertos com compressas geladas de gaze, que são trocadas regularmente durante os dois primeiros dias. Em alguns casos pode haver certa dificuldade para abrir os olhos nos primeiros dias, devido ao edema.

2)      A alimentação é normal, devendo ser dado preferência para alimentos leves nos primeiros dias após a cirurgia: frutas e sucos são recomendados. Cigarro é desaconselhado, tanto antes como depois da cirurgia. Porém se você fuma e não consegue abandonar este vício, deve pelo menos se abster por duas semanas após a cirurgia.

3)      Evitar qualquer esporte físico por uma semana. Atividade física rigorosa, exercícios físicos intensos ou os que envolvem contato físico ou risco de contato físico devem ser evitados por um mês. Atividade sexual pode ser realizada com cuidado a partir da primeira semana. Evitar sol, vento e friagem, por um mês. Usar óculos escuros quando exposto à luz natural. Não traumatize nem “coce” os olhos.

4)      O retorno ao trabalho é liberado após a retirada dos pontos.

Alguma dúvida? Pode enviar!

Por Dr. Moises De Melo