Mulher com estrias na pernaAs estrias não são exclusivas das mulheres, mas estas são quem mais sofrem com as estrias, por afetar regiões ligadas a sensualidade feminina, como o bumbum,pernas, barriga e seios.

Diversos mitos existem a cerca das estrias, que vão desde que “coçar a pele faz surgir estrias’’, “roupa apertada faz surgir estrias, “eu não tomo refrigerante, pois dá estrias”; “usei uma receitinha caseira que fez todas sumirem”.

 

Vamos entender o que são as estrias, como preveni-las e a melhor maneira de trata-las?

O crescimento rápido na adolescência, o efeito sanfona de ganhar e perder peso e a gravidez são os reais causadores das estrias.  A predisposição genética determina, principalmente, o tamanho e a frequência das estrias.

Causadas pela alteração do principal componente da pele, o colágeno, que com o rompimento de suas fibras modifica a estrutura da pele. Toda estria se inicia com uma área que coça, portanto coçar não faz surgir estrias, e sim, o prurido é prenuncio do que pode  estar por vim: as estrias avermelhadas.

Estrias avermelhadas no abdome

Estrias avermelhadas no abdome

Nessa fase, se caracterizam pela área mais alta e avermelhada devido ao rompimento, também, de vasos sanguíneos da região. Essa fase avermelhada das estrias é a que mais responde ao tratamento, podendo até sumirem por completo.

Com o tempo essas áreas vão ficando branco-acinzentadas (pela perda da melanina), fundas, parecidas com uma cicatriz e com uma pele menos espessa. Infelizmente nessa fase o tratamento já não é tão efetivo, servindo basicamente para estreitar essas estrias, embora traga para algumas pacientes um resultado bastante satisfatório.

estria na coxa branco-acinzentada

estria na coxa branco-acinzentada

 

 

E como prevenir as estrias?

Sim, a prevenção é a melhor forma de se livrar ou diminuir o surgimento das estrias.

Medidas simples, indicadas para um equilíbrio corporal como um todo são recomendas.

Ingerir dois litros de água ao dia, mantendo sua pele sempre hidratada, pois este é o primeiro órgão a sofrer com a desidratação que leva ao rompimento das fibras de colágeno.

biclietas

 

Exercícios físicos regulares tonificam a pele e diminuem o surgimento de estrias. Cuidado deve ser dado à hipertrofia muscular, pois em caso de um crescimento muscular exagerado e rápido, poderá distender muito a pele fazendo com que surjam mais estrias.

 

 

 

Alimentos ricos em vitamina C, Zinco e vit. B5: atuam na produção do colágeno, têm efeito antioxidante e anti-inflamatório e promovem a renovação celular. Atenção especial deve ser dada a Vitamina C, pois ela participa diretamente da produção de colágeno.

Alimentos ricos em vit. C, que é indispensável na produção de colágeno e por consequente na beleza da pele.

Alimentos ricos em vit. C, que é indispensável na produção de colágeno e por consequente na beleza da pele.

Cremes hidratantes merecem uma atenção especial. Usá-los duas vezes ao dia, após o banho, massageando a região facilita a absorção dos princípios ativos e uma melhor hidratação da pele, visto que os poros estarão mais dilatados após o banho. Cremes e loções a base de uva, macadâmia, rosa-mosqueta e amêndoas, com seus princípios ativos, têm um efeito maior na hidratação da pele.

No caso de gestantes, recomenda-se usa-los até três vezes ao dia.

 

Mas como tratar as já estabelecidas?

Além de manter as medidas preventivas citadas acima, são utilizados peelings, cremes ou loções a base de ác. Retinóico. Esse ácido age diretamente na produção de colágeno, suavizando as estrias, além de diminuir o prurido nas que estão para surgir. Para utilizar essa substância você necessita de uma correta avaliação de um dermatologista ou de um cirurgião plástico. É importante ressaltar que não prescrevemos esse ácido durante a gravidez.

laser

O laser fracionado é muito eficaz no tratamento das estrias vermelhas e disfarça muito bem as estrias brancas, estreitando e diminuindo o tamanho dessas. Para utilizar o laser fracionado é importante ter uma correta avaliação e acompanhamento médico, pois ele pode causar queimaduras.

 

 

Dica: quer um método eficaz, que pode ser utilizado em casa, para disfarçar suas estrias?

Utilize os cremes autobronzeadores por quatro dias em cima das estrias brancas.  Após isso faça uma manutenção com uma aplicação semanal.  Isso fará com que elas adquiram uma coloração mais bronzeada e mais próxima da pele normal.

Texto: Dr. Moises De Melo