Rinoplastia – Entenda a cirurgia

Rinoplastia - Em busca da harmonia facial cirurgia plástica no nariz

Rinoplastia – Em busca da harmonia facial cirurgia plástica no nariz

Ter um nariz proporcional, arrebitado, com a ponta fina é o desejo de muitos pacientes. Mais comum ainda é a vontade de alterar um pequeno detalhe como um ossinho ou uma abertura desproporcional das narinas, mantendo a harmonia da face.

Na cirurgia plástica, a rinoplastia é o procedimento  que necessita de mais precisão. O acerto ou o erro é medido em milímetros!

Faces mais atraentes apresentam certas proporções entre as estruturas e o nariz, por ocupar a porção central, é ponto chave dentre essas proporções. A rinoplastia melhora a proporção nasal e a harmonia do nariz com as outras estruturas da face.

Uma cirurgia plástica no nariz é sempre planejada levando-se em conta a parte funcional e a estética.  Afinal de contas, respirar bem é muito mais importante que ter um nariz belo!

Assista o vídeo sobre Rinoplastia

Perguntas frequentes sobre Rinoplastia

Saiba como é planejada a rinoplastia, os exames solicitados, a cicatriz,  a recuperação e pra finalizar…assista ao vídeo !!!

O que pode ser modificado em uma rinoplastia?

O tamanho do nariz,  a largura do nariz na entrada e na parte superior, os “calos” (ossinhos proeminentes), os desvios nasais ( nariz torto), alterações da ponta (caída, grande ou muito arrebitada) e narinas largas  são possíveis de serem modificadas, tornando-as mais harmônicas ao resto da face. Seqüelas de acidentes também podem ser corrigidas em uma rinoplastia.

Quem tem dificuldade de respirar, sinusites freqüentes, desvio de septo, corizas ou outros problemas respiratórios pode fazer a cirurgia de rinoplastia?

Sim, pode. Antes de realizar essa cirurgia estética, o seu cirurgião deverá avaliar se você tem uma respiração adequada. Caso não tenha, ele poderá solicitar uma avaliação de um Otorrino e/ou alguns exames, entre eles uma tomografia. Caso haja necessidade, essa cirurgia poderá ser feita em conjunto com um Otorrino.

A bioplastia (injenção de metacrilato, PMMA) é uma opção segura para quem não quer operar?

Não!!! A bioplastia utiliza substâncias proibidas, por lei, para fins estéticos. As alterações que precisam ser corrigidas em uma rinoplastia incluem alterações da cartilagem e alterações ósseas. Ao passo que essa substância ilegal é usada abaixo da pela para disfarçar esses defeitos , podendo trazer seqüelas irreversíveis, que nunca poderão ser tratadas por outros médicos. Nunca faça  e alerte as pessoas que pretendem fazer qualquer tipo de bioplastia. Veja abaixo algumas sequelas da bioplastia.

 

 

Necrose nasal e de labio superior apos uso de PMMA metacril metacrilato

Necrose nasal e de lábio superior após uso de PMMA.

Necrose nasal irreversível após injeção de PMMA para afinar a ponta nasal

Necrose nasal irreversível após injeção de metacril  para afinar a ponta nasal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cicatriz rinoplastia cirurgia plástica no nariz

Cicatriz rinoplastia cirurgia plástica no nariz

Terá cicatriz aparente?

Nem sempre. Algumas técnicas possibilitam que a cirurgia seja feita por dentro, sem nenhuma cicatriz externa. Já em outros casos, a cicatriz costuma ser muito discreta, quase que imperceptível, na columela nasal. Nos casos em que seja necessário diminuir a largura nasal, duas outras cicatrizes discretas podem ser necessárias nas laterais das narinas.

Sempre tem que “quebrar”( fraturar) os ossos na rinoplastia?

Não. Em casos onde a alteração seja apenas na ponta nasal ou haja uma pequena giba (“calo” no dorso) não existe essa necessidade.

Poderei ter um nariz igual a algum outro que eu já conheço e acho bonito?

Não é possível escolher o formato final de seu nariz. Nenhuma cirurgia plástica é feita para deixar uma pessoa parecida com outra! A cirurgia é realizada para melhorar a aparência de seu nariz, mas nunca para modificá-lo totalmente! Os resultados são sim surpreendentes e satisfatórios, mas nunca visam resultados pré determinados!

Rinoplastia - Em busca da harmonia facial - Cirurgia plástica no nariz femininaComo é a anestesia para rinoplastia?

A anestesia é realizada com a presença de um médico anestesiologista. A anestesia utilizada poderá ser uma sedação(“sono profundo”) com anestesia local ou uma anestesia geral, a depender do caso.

Tem que usar tampão nasal? E por quantos dias?

Os tampões nasais só são utilizados quando é realizada uma alteração no septo nasal ou uma fratura óssea. Quando é operado somente a ponta nasal, não há necessidade de tampões.

Dói no pós operatório da rinoplastia?

Não. A cirurgia é praticamente indolor. O que ocorre é uma alteração de sensibilidade no nariz. Isso é normalizado em um a dois meses.

Rinoplastia - Em busca da harmonia facial - Cirurgia plástica no nariz em homens masculinaComo são os curativos e cuidados após a cirurgia?

Sempre são utilizadas fitas de micropore (tipo de esparadrapo especial que pode ser da cor da pele), por cerca de duas semanas, para manter as estruturas operadas na posição desejada. Caso tenha sido feita uma fratura nasal, será utilizado por cima do micropore, um gesso especial de plástico, por 7 dias. Esses curativos permitem um retorno ao trabalho precocemente. Somente seu cirurgião poderá trocar esse curativo, e isso é feito uma única vez, no sétimo dia, após a cirurgia.

Os demais cuidados incluem:

    • Não ingerir alimentos quentes e duros nos três primeiros dias, para evitar sangramentos;
    • Dormir com travesseiro elevando a  cabeça;
    • Utilizar o soro nasal;
    • Evitar atividades de contato no primeiro mês;
    • Evitar expor-se ao sol nos TRÊS primeiros meses após a cirurgia;

Em quanto tempo poderei ver o resultado definitivo da rinoplastia?

O resultado já poderá ser notado após a cirurgia, caso não haja gesso ou logo após a retirada deste. Com o passar dos dias, ocorre uma diminuição gradativa do inchaço tornando o resultado cada vez mais belo. Por volta  de seis a oito meses após a cirurgia, o resultado definitivo poderá ser visto.

Dica de maquiagem para as mulheres:

Rinoplastia dicas de maquiagem para afinar o nariz

Dúvidas sobre anestesia em Cirurgia Plástica

 

 

Texto: Dr Moises De Melo