O crescimento anormal das mamas em homens é uma condição que pode afetar muitos homens. Pode causar baixa autoestima e incômodo, mas graças à cirurgia plástica essa condição pode ser revertida.

O crescimento da mama em homens, também conhecida como ginecomastia é uma circunstância que pode acometer homens jovens e mais velhos e se caracteriza pelo crescimento das mamas em razão da hipertrofia das glândulas mamárias.Geralmente, o quadro aparece já no início da adolescência em consequência das alterações hormonais intensas. Pode ser que o aumento das mamas em homens desapareça e apenas em 5% dos casos persiste até a vida adulta.

Mesmo que o crescimento da mama em homens possa aparecer em homens de diferentes idades, é mais comum em homens mais velhos. Podendo surgir em um a dois terços para os que apresentam mais de 70 anos.

Mas afinal, qual o tratamento para o crescimento da mama em homens?

Há casos em que o tratamento é realizado por medicamentos que regulam os hormônios, mas quando não é possível tratar por essa alternativa, o indicado é a cirurgia plástica de ginecomastia. Nesses casos, quando o paciente é jovem, a cirurgia deve ser realizada o mais rápido o possível, para evitar constrangimentos e traumas psicológicos.

Como é realizado o procedimento?

Em primeiro lugar, a cirurgia plástica para tratar o crescimento da mama em homens necessita ser realizada em ambiente hospitalar, para segurança do paciente. Inicialmente, é aplicada a anestesia, seguida de lipoaspiração das áreas selecionadas, retirada do excesso de tecido mamário, sutura e curativo.

Quais recomendações para o pós-operatório?

Para um resultado satisfatório da cirurgia plástica para crescimento da mama em homens, é preciso alguns cuidados. Um repouso de 3 a 7 dias é indicado, além de uso de colete cirúrgico específico. Ainda como cuidados especiais neste período, é recomendado seguir uma dieta específica, sem alimentos ricos em gorduras, bebendo bastante água, evitando sódio e alimentos industrializados. Além disso, ter cuidado ao movimentar os braços para cima e dormir de barriga para cima é o mais indicado para não comprometer os pontos e a cicatriz.

Se você desconfia de sintomas de crescimento anormal da mama, agende uma consulta conosco, tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia plástica de ginecomastia e dê o primeiro passo para mudar o que te incomoda em sua aparência!